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Planejando a Venda.
O processo deve começar com um bom planejamento da venda do seu imóvel. Calma! Planejar não é nada complicado e não vai tomar muito do seu tempo. O que você precisa antes de tudo é responder a algumas perguntas para traçar um rumo, uma direção.
1. Qual o objetivo da venda ou por que decidiu vender o seu imóvel?
Para comprar outro maior, para aplicar em algum outro tipo de investimento, para pagar dívidas ou realizar a viagem dos seus sonhos?
Seja qual for o motivo, não se apresse! Nunca se desespere. Busque sempre a venda eficiente. Se achar que não está preparado para esta tarefa, não tenha dúvidas em procurar ajuda de um consultor imobiliário com experiência. Mais detalhes sobre isso, veja em Encontrar o corretor que agiliza venda.
2. Tem pressa em vender o seu imóvel?
Se você precisa vender seu imóvel rapidamente, defina um prazo máximo de venda baseado em seus compromissos, deixando uma folga para imprevistos. No entanto, evite comprar um novo imóvel antes de vender o atual para não correr o risco de perder o sinal de negócio e enfrentar longas disputas judiciais.
A regra é vender primeiro o imóvel atual para, então, assumir um novo compromisso, o que lhe dará uma vantagem na negociação do novo imóvel.
Se já comprou outro imóvel e precisa vender o atual para finalizar a negociação, busque imediatamente um profissional imobiliário competente. Assine um contrato de prestação de serviços com cláusulas claras de obrigações, incluindo um prazo de venda de no mínimo 90 dias para garantir o engajamento do agente imobiliário.
Essa abordagem garante que você venda rapidamente pelo preço de mercado, enquanto o agente imobiliário trabalha intensamente para evitar a desvalorização do imóvel e conseguir a máxima remuneração. Se não tiver pressa, evite expor demais o imóvel ao mercado para não desvalorizá-lo.
3. Vender o imóvel por conta própria ou contratar um corretor imobiliário?
O mercado imobiliário envolve muito mais do que uma placa de “vende-se” e um anúncio no jornal. Exige conhecimentos multidisciplinares, muito trabalho e dedicação.
Você tem conhecimento de todo o processo de venda, do mercado imobiliário local, das técnicas de venda e negociação, da legislação imobiliária e tempo disponível para realizar uma venda eficiente?
Antes de responder a esta pergunta, verifique e analise as vantagens e desvantagens de vender um imóvel por conta própria. Mais detalhes você poderá ver em Vender você mesmo o seu imóvel residencial?
4. Vender o imóvel como se encontra ou fazer alguma melhoria?
A não ser que o seu imóvel esteja muito bem conservado, escolha a segunda alternativa. Faça uma inspeção pré-venda minuciosa no seu imóvel, tanto no exterior como no interior, anotando todos os possíveis defeitos ou problemas construtivos.
Se forem constatados pequenos defeitos ou necessidade de pequenas reformas pontuais faça uma lista de todos os reparos que precisam ser feitos, classificando-os em ordem, pelo grau de dificuldade, a começar pelos mais simples e visíveis.
Estes pequenos consertos normalmente têm baixo custo, mas, quando realizados em conjunto, agregam muito valor ao seu imóvel ou na pior das hipóteses não o desvalorizará.
Se tiver dúvidas quais reparos ou pequenas reformas apresentam uma boa relação custo-benefício, ou seja, valorizarão o seu imóvel residencial, procure ajuda de um profissional especializado ou de um bom agente imobiliário, com conhecimento em preparar imóveis residenciais para venda.
No site www.casabrasiliaimoveis.com, você encontrará mais informações a respeito.
Se o estado de conservação de seu imóvel não for bom, apresentando muitos defeitos e marcas visíveis de desgaste pelo tempo ou falta de manutenção, aconselhamos procurar um profissional da área de construção civil para fazer uma Inspeção Técnica em todos os sistemas construtivos e apresentar o Relatório de Inspeção Técnica.
Mesmo que uma casa ou apartamento tenha um ou dois defeitos óbvios ou pequenos reparos que necessitem ser feitos, a maior parte dos compradores irá assumir que há mais coisas erradas com este imóvel.
No entanto, ao executar os pequenos reparos e reformas necessárias, você eliminará qualquer tipo de ressalva ou desculpa dos compradores para fazer uma oferta para baixo.
Os compradores normalmente são influenciados positivamente por um relatório de inspeção técnica, produzido profissionalmente durante a inspeção, o que acabará por facilitar e agilizar a negociação.
Um documento desse tipo representará, portanto, um diferencial enorme, uma ferramenta poderosa de marketing, que seguramente valorizará o seu imóvel residencial, agilizando a sua venda, pois o distinguirá dos concorrentes. Para o comprador, significará mais tranquilidade, pois terá a certeza de estar comprando um imóvel seguro para abrigar a sua família.
Tenha em mente esta verdade. Reparos ou reformas que você faz sempre custarão bem menos do que o valor descontado pelo comprador, se tiver que assumir estas reformas para si.
5. Pretende preparar ou encenar o seu imóvel para venda (Home Staging)?
Home Staging é a denominação que se dá a técnica específica de re-design de interiores ou encenação, reconhecida internacionalmente, que visa preparar imóveis usados para atrair mais interessados e assim agilizar a sua venda.
A utilização dessa técnica pode ajudar, e muito, não só a aumentar o valor do imóvel, como acelerar a sua venda, diminuindo o tempo em que estiver ofertado para venda.
De um modo geral, podemos dizer que os imóveis mais atrativos para venda possuem as seguintes características:
- Possuem preço condizente:
Não sobrevalorize o seu imóvel. Baseie o seu preço em valores de mercado. A experiência tem mostrado que o preço correto vende um imóvel mais rapidamente do que qualquer outro fator.
- São despersonalizados:
Não tente vender o seu apartamento ou casa com as paredes pintadas com cores fortes e berrantes e com muitos objetos pessoais ou de estimação expostos. Os tons mais neutros são uma aposta segura porque têm mais chance de agradar a maioria dos visitantes.
- Passam uma sensação de amplitude:
Poucos móveis e bem posicionados, cores claras, cortinas que deixam a luz entrar, luminárias modernas; lâmpadas bem escolhidas e espelhos são excelentes para atingir este objetivo. Colocar um espelho num local estratégico, como na parede que está ao fundo de uma porta, transmite uma sensação de infinito.
- Possuem aparência de “bem cuidado”:
De tanto viver entre as mesmas paredes, muitas vezes deixamos de ver alguns detalhes. Portanto, conserte se uma maçaneta está frouxa, ou até mesmo caindo ao manuseá-la, uma porta de armário está fazendo barulho, se existe uma ponta de prego para fora ou um pedaço de cerâmica rachada.
O visitante não será tão indulgente. Se quisermos seduzi-lo, devemos nos colocar em seu lugar e lembrar que a menos que seja um apaixonado por arrumação, ele não terá vontade de renovar a casa ou apartamento após a compra.
- Possuem decoração simples que encanta:
Flores frescas num cachepô, um conjunto de vasos sobre um aparador, manta e almofadas sobre um sofá, espelhos ou pequenas gravuras numa parede são peças de baixo custo, mas que não faltam em nenhuma casa ou apartamento decorado. O que os compradores querem é ter o lugar para imaginar morando nele.
- Limpeza, organização e odor agradável:
Por mais que a correria do dia-a-dia não facilite, mantenha o seu imóvel sempre limpo e em ordem. Não custa lembrar a importância da limpeza e organização dos ambientes, que impactam logo de início.
Quando houver uma visita de um comprador agendada, abra as janelas, deixe a luz e vento entrarem ou ligue o ar condicionado e, se necessário, use um bom aromatizante de ambientes.
6. Conhece as técnicas para avaliar o valor de mercado de seu imóvel residencial?
Para garantir que você obtenha o valor justo pelo seu imóvel, é crucial avaliá-lo corretamente, considerando a situação e o momento do mercado. Avaliar incorretamente, seja para baixo ou principalmente para cima, pode resultar em perda financeira significativa.
A internet é amplamente utilizada por compradores de imóveis para pesquisa e comparação de preços. Eles já se informaram sobre os valores de mercado de imóveis semelhantes, então, se o seu imóvel estiver com preço acima do mercado, ele será automaticamente descartado das pesquisas desses compradores.
O valor de mercado de um imóvel residencial é constituído pelo seu valor material ou valor tangível, somado a outros valores materiais agregados, como, por exemplo, reformas, armários, cozinhas planejadas, equipamentos, etc., e principalmente os valores intangíveis, que são os benefícios que ele proporcionará aos seus usuários
Se tiver dúvidas sobre o valor de mercado do seu imóvel, consulte um agente imobiliário experiente ou uma empresa especializada antes de divulgá-lo. Conhecer o valor real que o mercado está disposto a pagar é essencial para uma venda bem sucedida.
7. O Segredo das boas fotografias
Como você provavelmente sabe, a maioria dos potenciais compradores de imóveis utiliza a Internet para pré-selecionar os imóveis que desejam e assim agendar as visitas. As fotografias de sua casa ou apartamento, postadas na web, se tornam, portanto, uma importante ferramenta de marketing. Elas têm o poder de lhe trazer visitantes ou perder muito compradores em potencial.
As fotografias têm um papel importantíssimo na seleção dos imóveis. São as imagens que mais envolvem o seu cliente na procura da casa dos seus sonhos e o levam a entrar em contato com você. Portanto, aposte já na boa imagem do seu imóvel e marque a diferença.
Segundo estatísticas, cerca de 96% (noventa e seis por cento) das pessoas, que compraram um imóvel novo ou usado recentemente, utilizaram a Internet para procurar o imóvel de seus sonhos e eles avaliaram as fotografias como a ferramenta mais útil em suas buscas.
Considerações Finais:
Valorizar o imóvel corretamente, escolher o momento certo para vender, fazer os reparos necessários, manter as emoções sob controle, preparar e encenar o imóvel, investir em fotografia profissional, cuidar do exterior, considerar todos os custos de fechamento e contratar um corretor de imóveis são passos essenciais para garantir uma venda rápida e eficiente.