Comprar um imóvel residencial é uma decisão muito importante que envolve vários aspectos, além do seu valor.
É por isso que cerca de 95% dos compradores usam um corretor para ajudá-los a navegar no complicado processo de busca e compra de imóveis.
Para a maioria dos compradores, ter um especialista ao seu lado para defender os seus interesses é indispensável.
O que você precisa saber sobre o seu agente imobiliário.
Em primeiro lugar, certifique-se de que está tratando seus negócios com um profissional devidamente habilitado, solicitando a ele que apresente a sua credencial do CRECI – Conselho Regional dos Corretores de Imóveis.
Anote o número do seu registro e ligue para este Conselho e peça informações detalhadas, se o profissional está em dia com suas obrigações e se não responde a processos administrativos.
Embora, atualmente, existam muitos recursos para compradores de imóveis, desde sites de pesquisa on-line até guias de instruções, o Corretor tem algo que nenhum comprador, especialmente se for a sua primeira compra, tem: uma vasta experiência e dicas sobre o processo de compra de um imóvel residencial .
O corretor de imóveis trabalhará como advogado em seu nome e, na maioria dos casos, fará um acordo melhor do que você mesmo, o que resultará em economia de dinheiro.
Os corretores geralmente têm uma melhor compreensão dos imóveis à venda em sua área, além de contarem com uma rede de parceiros, que ampliará o seu estoque de imóveis.
Eles também têm conhecimento em primeira mão do mercado imobiliário. Você provavelmente não sabe exatamente como é o mercado atual em sua área.
A melhor maneira de aceitar uma oferta a um preço a seu favor é conhecer o mercado imobiliário e o corretor de imóveis local o conhece muito bem.
Se você está procurando um imóvel residencial muito específico, terá mais chances de encontrá-lo quando trabalhar com um corretor.
Sem um corretor de imóveis, entrar numa residência será muito difícil. Os vendedores ficam felizes e permitem que um corretor do comprador tenha acesso para mostrar o seu imóvel.
No entanto, eles não estão dispostos a permitir que um estranho sem licença tenha acesso ao seu imóvel. Isso significa que você terá que visitar a propriedade quando o vendedor ou o corretor do vendedor estiver disponível, tornando o agendamento visitas demorado e difícil.
Quando você visita um imóvel com seu corretor, você não apenas tem o acesso facilitado, mas também tem um advogado cujo dever fiduciário é cuidar de seus interesses.
Jamais contrate um corretor que também represente o vendedor do imóvel. O corretor que representa, ao mesmo tempo, comprador e vendedor é conhecido como “Agente Dual” e certamente não defenderá adequadamente os direitos dos seus clientes.
Ao contratar um corretor exclusivo, você se sentirá seguro para dar informações confidenciais a este corretor de sua inteira confiança, sem receios de que estas informações possam ser repassadas à outra parte.
Com um corretor imobiliário, você terá um advogado e negociador experiente. Comprar um imóvel sempre é um processo emocional e estressante.
Para muitas pessoas, é a maior transação de suas vidas e geralmente é feita durante outras grandes mudanças na sua vida, como uma família em expansão ou uma mudança de emprego. Estresse e emoções fortes podem obscurecer o julgamento – o que pode fazer com que você tome uma decisão da qual se arrependerá mais tarde.
O corretor trata uma transação imobiliária com um olhar mais experiente e racional e certamente lhe ajudará a entender suas opções e servir como um equilíbrio contra a tomada de uma decisão precipitada.
Corretores imobiliários analisarão e cuidarão de toda a documentação do imóvel e do proprietário. Além disso, analisará a avaliação comparativa de mercado (CMA) do imóvel apresentada pelo corretor do proprietário.
O seu corretor saberá analisar o Contrato de Compra e Venda. Estas habilidades não são facilmente aprendidas. Criar e interpretar um relatório CMA e elaborar uma oferta bem-sucedida é uma arte que requer um certo nível de especialização.
Elaborar uma oferta pode ser ainda mais complicado, pois tudo no contrato é negociável. Isso significa que cada linha do contrato é importante.
Os Corretores do comprador sabem como redigir uma oferta, com os melhores termos possíveis, para garantir que seus interesses sejam protegidos e que sua oferta seja aceita.
Absolutamente. Todos estes serviços prestados pelo seu corretor são totalmente gratuitos. As pessoas acham que economizarão dinheiro não usando um corretor para comprar um imóvel. Isso não é verdade.
Toda a comissão sobre a compra de um imóvel é paga pelo vendedor ao seu corretor de listagem, que por sua vez repassa parte da comissão (geralmente metade) ao corretor do comprador.
Se quiser saber mais sobre o porque e as vantagens de utilizar os serviços de um Corretor Imobiliário para comprar o seu imóvel residencial, clique no link –> Comprar com Corretor.
Reserve um minuto para pensar sobre sua vizinhança atual e, em seguida, comece uma lista de prós e contras .
Depois de determinar o que você gosta no local onde mora agora e listar o que não gosta , comece uma terceira lista. Este detalhará o que você deseja em um novo bairro.
Em seguida, combine a primeira e a terceira listas (o que você gosta no seu bairro, mais o que você gostaria no seu novo bairro).
O resultado é uma lista de prioridades; agora considere classificá-los. Mantendo a mente aberta, decida o que você pode ou não viver sem.
As listas de desejos das pessoas variam, mas leia as principais considerações que você certamente desejará incluir.
Caminhar é uma grande decisão de estilo de vida. Mais de 40% dos compradores de imóveis vivem em áreas urbanas e eles relatam que a capacidade de locomoção é um fator importante na decisão de onde morar.
Mas, além de considerar a capacidade de caminhar, é importante verificar se as suas necessidades diárias estão ou não a uma curta distância. Para nomear algumas:
A que distância fica o transporte público?
Quando é algo que você fará regularmente, uma caminhada de três minutos até o ponto de ônibus é muito diferente de uma caminhada de 20 minutos.
A área é projetada para caminhadas?
Existem calçadas e faixas de pedestres adequadas para pedestres, ou você caminhará até o supermercado por uma rua movimentada sem acostamento?
Quais são as opções alternativas de transporte?
Os serviços de compartilhamento de viagens e as opções de carona estão disponíveis? Cidades grandes e pequenas estão cada vez mais permitindo serviços de micro mobilidade . Esse serviço é importante para você?
O que há na área circundante?
O imóvel está perto de mercearias, instalações médicas ou de restaurantes e lanchonetes?
Verifique a proximidade de escolas, creches, hospitais, farmácias e supermercados. Explore a disponibilidade de áreas de lazer, parques e espaços verdes na região.
O que seu futuro bairro oferece em termos de natureza? Estudos indicam cada vez mais que a exposição à natureza e aos espaços verdes traz benefícios à saúde .
Além disso, pesquisas recentes sugerem que a disponibilidade de espaços verdes acessíveis e utilizáveis está “significativamente associada à satisfação do bairro”. Além disso, se você tem pet caninos ou planeja ter alguns, os parques próximos são indispensáveis.
As conexões sociais podem nos ajudar a ir longe, e os compradores de imóveis precisam considerar a importância de estar perto da família e/ou amigos quando decidem onde morar.
Você encontrou um bairro de que gostou a princípio, leu os fóruns e grupos de mídia social, fez perguntas sobre a comunidade, o condomínio ou o prédio.
Você procurou o que é importante para você, seja o acesso às artes e à cultura ou a proximidade de bons restaurantes. Esse é um ótimo começo, mas a pesquisa on-line não revelará muito para você decidir onde morar.
Mais detalhes sobre Bairros de Brasília, clique no link –>Bairros de Brasília.
Analise as vantagens e desvantagens de morar em condomínios de casas e apartamentos.
Confira quais são os principais pontos que você precisa colocar na balança no momento da escolha.
Uma das principais vantagens do condomínio fechado de casas é a privacidade.
Enquanto os apartamentos ficam mais próximos uns aos outros, o condomínio residencial conta com o benefício de construções e terrenos mais amplos, garantindo maior distância entre você e o seu vizinho.
Os condomínios fechados de casas são conhecidos pela sua ampla oferta de comodidades e opções de lazer, por isso também levam a fama de apresentarem preços elevados.
As taxas de condomínios serão maiores, quantos mais comodidades oferecerem e são semelhantes às taxas cobradas em condomínios de apartamentos.
Outra grande vantagem dos condomínios fechados de casas é a segurança. Além de ter o controle sobre quem pode ou não ter acesso a sua residência, você ainda pode viver tranquilo sabendo que mora dentro de um espaço totalmente privado e bem protegido.
Quando o assunto é tamanho, as casas levam vantagem sobre os apartamentos. Com mais espaço disponível, as construções podem ser maiores e a área externa livre também pode ser mais ampla.
Os condomínios fechados de casas normalmente costumam ficar em regiões um pouco mais afastadas.
Já os apartamentos podem ser encontrados em áreas mais próximas a pontos de interesse da cidade.
Assim como nos condomínios de casas, a segurança é destaque nos apartamentos.
Com portaria 24 horas, controle de acesso de veículos e pedestres, sistemas de segurança e monitoramento cada vez mais avançados, estes dois tipos de imóveis oferecem muito mais tranquilidade a você.
Mesmo que menores, os apartamentos estão cada vez mais funcionais. As plantas são projetadas para proporcionar conforto, praticidade e comodidade aos moradores, por isso possuem cômodos cuidadosamente planejados.
Você pode pesquisar a metragem quadrada dos quartos, salas cozinha e banheiros, além do número de quartos e banheiros?
Pergunte ao proprietário ou gerente da propriedade da imobiliária se você pode ver uma planta baixa com metragem quadrada por quarto e quiser avaliar o tamanho dos quartos.
Se você estiver procurando por um edifício multifamiliar, pergunte ao gerente da propriedade se você pode ver várias configurações de quartos para encontrar aquela que melhor se adapta às suas necessidades.
Pense em quais comodidades não são negociáveis para você e quais são boas de se ter.
Os itens não negociáveis geralmente incluem lavanderia no local, lava louças e internet de alta velocidade.
Amenidades agradáveis, como uma piscina ou espaço de armazenamento, podem estar relacionadas a despesas mais elevadas, então pense se você realmente as usará.
Certifique-se de atender a qualquer necessidade de acessibilidade que possa ter, como rampas ou elevadores.
O administrador do Condomínio pode oferecer uma opção de estacionamento pago (uma garagem ou uma vaga reservada).
Isso também é algo que você deve levar em consideração em seu orçamento, porque as taxas de pagamento para estacionar podem ser significativas, especialmente em áreas urbanas.
Grandes complexos de apartamentos urbanos geralmente usam sistemas de entrada sem chave para acesso ao prédio e aos elevadores.
Uma propriedade menor terá níveis variados de segurança – algumas podem ser descontraídas quanto a trancar as portas, enquanto outras podem ter sofisticados sistemas de fechaduras inteligentes.
Considere a importância da segurança para sua tranquilidade.
Ao procurar um imóvel para comprar, pode ser fácil se apaixonar pelo espaço em si. Talvez tenha uma arquitetura charmosa, amplo espaço de armazenamento e acessórios atualizados.
Mas perguntas importantes a serem feitas ao comprar um apartamento ou casa incluem se você ficará feliz com os aspectos de morar lá que são mais difíceis de mudar.
É importante para você ter uma janela da cozinha com vista ao preparar o jantar ou uma cozinha padrão seria suficiente?
Se a luz da manhã for uma necessidade, você deve garantir que sua unidade esteja situada de forma que você tenha janelas voltadas para o leste.
Se você tem um animal de estimação , uma das principais perguntas a fazer ao comprar um apartamento é se o condomínio permite animais de estimação.
Em caso afirmativo, pergunte se eles têm alguma restrição de raça e as regras de convivência nas áreas comuns do condomínio.
Ao planejar a compra do seu imóvel residencial, você deve considerar os seguintes custos iniciais:
Esses são os custos mais comuns na compra de um imóvel residencial em Brasília, mas podem haver outros gastos adicionais, como documentação do imóvel e do proprietário (certidões), preparação do imóvel e imposto sobre a propriedade (IPTU). Por isso, é importante se planejar financeiramente e pesquisar bem antes de fechar negócio.
Além do valor da prestação do financiamento, se houver, considere os custos adicionais, como condomínio, água, energia elétrica, gás e internet, seguro habitacional e despesas com a mudança. Estime esses custos e verifique se eles se encaixam confortavelmente no seu orçamento mensal.
Não se esqueça de incluir eventuais itens em seu orçamento, como taxas de estacionamento, caso não existam vagas de garagem suficientes, armazenamento e depósitos para animais de estimação.
Certifique-se de que a soma dos custos da sua nova morada seja compatível com a sua renda mensal disponível.
Recomenda-se que o percentual gasto com estes custos não seja de 30% a no máximo 40% do seu salário líquido, ou seja, algo em torno de um terço da sua renda mensal estará comprometida com a moradia.
Procurar e encontrar um imóvel perfeito para comprar requer alguma diligência, paciência e preparação. Seguindo essas dicas, você pode evitar possíveis armadilhas e tornar seu processo de compra de seu imóvel o mais tranquilo possível.
O primeiro passo para pesquisar como comprar um imóvel residencial é verificar sua capacidade de crédito.
Sua pontuação de crédito é importante, pois influencia se você se qualifica para um empréstimo, o tipo de empréstimo e a taxa de juros aplicável.
Para saber como financiar o seu imóvel, clique em Financiamento Imobiliário, onde você encontrará informações importantes de como conseguir um financiamento para a compra da sua nova moradia.
Existem outras opções. Conheça esta estas opções, clicando nos links e analise qual a que melhor se encaixa no seu perfil:
b – Leasing Imobiliário;
Após cumprir todas as etapas acima, o próximo passo para comprar o seu imóvel residencial é começar a procurar imóveis com os seus pré requisitos.
É importante usar sua lista de desejos e capacidade financeira para direcionar sua pesquisa. Dessa forma, você poderá restringir sua pesquisa à faixa de preço específica, estilo de imóvel, localização e vizinhança e outras comodidades.
Nessa hora, o seu corretor será de grande valia. É ele quem fará esse trabalho desgastante, mas como conhece bem a região, conseguirá boas opções para você visitar.
Uma das etapas mais importantes para comprar um imóvel residencial é a inspeção residencial , principalmente em se tratando de imóvel usado.
Após visitar vários imóveis e decidir fazer uma proposta no que mais atendeu à sua lista de desejos, pergunte ao proprietário se foi feito o Relatório de Inspeção Técnica do imóvel.
Caso contrário, contrate um profissional para fazer a inspeção residencial, para identificar possíveis problemas estruturais, elétricos ou hidráulicos existentes.
Ele testará o estado operacional de todos os principais sistemas – encanamento, eletricidade, aquecimento e refrigeração – e verificarão o telhado, a fundação e o exterior da casa.
Se o relatório de inspeção indicar problemas importantes no imóvel, você pode tentar negociar reparos ou um preço mais baixo com o vendedor.
Depois de encontrar o imóvel que procura, é hora de trabalhar com seu corretor imobiliário para fazer uma oferta. Discuta sua estratégia de oferta com seu corretor. O preço pedido pelo proprietário é justo?
Seu corretor imobiliário saberá o que é melhor para as condições do mercado imobiliário local. Conhecer o mercado pode ajudá-lo a decidir em quais imóveis fazer ofertas e qual preço oferecer.
Ele levará em consideração seu orçamento e o preço pedido para imóveis semelhantes em sua área ao fazer uma oferta que se destacará para os vendedores de imóveis.
Além disso, ele tem estratégias para descobrir porque o proprietário está vendendo o seu imóvel e em quanto tempo deseja se mudar. Se um vendedor não estiver com pressa para vender, isso pode afetar o preço que você escolher para sua oferta.
Encare as negociações de forma positiva e não considere o vendedor como um adversário. Evite a luta negocial. Afinal de contas, vocês dois querem a mesma coisa, ou seja, fechar o negócio.
Deixe a parte relacionada a preço, termos e condições por conta do corretor.
Negociações conduzidas diretamente pelo proprietário e comprador podem levar a uma menor flexibilização de ambos os lados, “travando” o fechamento do negócio.
O compromisso é um dos elementos essenciais da negociação. Ambos os lados precisam estar preparados para ter alguma coisa a oferecer durante a negociação.
Esta é a maneira mais fácil de resolver as diferenças. O que oferecer e como chegar a esse compromisso, no entanto, é crucial. Por exemplo, é muito comum numa negociação alguém sugerir a divisão da diferença de preço.
Por isso, esteja preparado para assumir este compromisso. Nunca ofereça na primeira oferta, o valor máximo que vcê pode pagar. Deixe uma margem para a negociação.
Discuta estas questões com o seu corretor. Ele estará preparado para conduzi-lo nesta negociação e conseguir o melhor para você.
Você se surpreenderá com os nossos serviços. Envie uma mensagem relatando as suas dúvidas e de imediato entraremos em contato. Se preferir, ligue ou deixe uma mensagem no whatsapp 61 98223-8947.
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.