Como divulgar o seu imóvel no mercado

Você já planejou e preparou o seu imóvel para a venda e agora precisa aprender a comercializá-lo.

É disso que trataremos a  seguir, quando mostraremos como introduzir o seu imóvel no mercado, ou seja, como promovê-lo com eficiência e segurança e torná-lo mais visível aos possíveis compradores.

A parte mais importante da promoção do seu imóvel é o preço correto.

Colocá-lo a venda no preço de mercado é o ponto de partida para atrair o interesse de muitos compradores para visitar o seu imóvel.  

Mais detalhes sobre o preço de mercado do seu imóvel, clique no link -> Guia do vendedor de imóveis

 

As demais informações a seguir serão muito úteis, principalmente para você que está vendendo o seu imóvel sem intermediação, mas  também, porque você poderá saber se o corretor está fazendo um bom trabalho, caso mude de ideia e contrate os seus serviços. Com isso em mente, aqui estão algumas diretrizes para a comercialização de seu imóvel residencial:

1. Entender o Mercado Imobiliário

Quem são seus potenciais compradores, ou melhor, que tipo de pessoas tem mais chance de comprar o seu imóvel?

Por exemplo, uma placa de “vende-se” ou faixas colocadas junto a sua casa de verão na praia, não ajudará muito se os possíveis compradores estão na cidade. 

O imóvel a venda está localizado em um bairro tranquilo, que tem atraindo os aposentados?

Se assim for, prepare o seu imóvel para agradar a esse tipo de cliente e enfatize estas características nos anúncios.

Por exemplo, se a casa tem um nível, deixe claro nos anúncios a frase: “Não há escadas!” Este pode ser um importante ponto de venda para os compradores mais velhos. 

 

No entanto, se o bairro é aquele que é susceptível de atrair os jovens casais, anunciar com a frase acima seria um desperdício de palavras. Portanto, analise e considere o seu mercado antes de tentar vender.

Verifique que tipo de pessoas tem comprado imóveis semelhantes ao seu nas redondezas. Lembre-se que você já fez uma pesquisa para determinar o preço de mercado para o seu imóvel.

Aproveite aquelas amostras de imóveis vendidos para analisar e identificar o tipo de compradores para esta região.

Depois de identificar algumas características comuns aos prováveis compradores, você poderá decidir quais as melhores formas de divulgação e em que veículos anunciar o seu imóvel.

A qualidade das fotografias (iluminação, bom tamanho/dimensão, o melhor ângulo, etc.), bem como a impressão das sensações que os compradores estarão recebendo, a partir dessas imagens, vai determinar quantos visitantes irão tomar a etapa seguinte, ou seja, chegar à sua porta.

É por isso que as fotografias de seu imóvel devem ser feitas por um profissional imobiliário, devidamente treinado para esta finalidade e que deverá ser capaz de preparar o seu imóvel para causar as melhores primeiras impressões.

 

2. Faixas e Placas

Use, além da placa, faixas indicativas, em locais estratégicos, para que os motoristas ou transeuntes possam tomar conhecimento da venda do seu imóvel.

Mas, tenha cuidado, pois faixas com propaganda não podem ser fixadas em qualquer lugar público.

Informe-se junto a Administração local sobre as regras e normas para a colocação de faixas de propaganda. O não cumprimento dessas regras resultará em pesadas multas. 

Mantenha limpas as placas e faixas. Uma placa e faixa velhas, desbotadas, sujas ou com letras ilegíveis transmitem nas pessoas a sensação de que o imóvel está há muito tempo a venda e, portanto, com algum problema.

Uma placa derrubada pelo vento ou uma faixa rasgada, além de não cumprir o seu objetivo de anunciar, passa a impressão de desleixo e falta de controle do agente ou do proprietário ou ainda, que talvez o imóvel não esteja mais a venda.

3. Tenha um pacote de informações disponíveis

Se o seu imóvel foi anunciado devidamente, principalmente ao utilizar os classificados na Internet, algumas pessoas vão ligar para você de outras cidades ou estados, querendo informações.

Por isso, tenha sempre em mãos um pacote com a descrição detalhada e um relatório fotográfico do seu imóvel para enviar para eles.

Inclua além de fotos e das características básicas sobre o seu imóvel, informações sobre a infra-estrutura do bairro, o entorno, vias de acesso e sobre a comunidade também, como a população, os tipos de empregos disponíveis, parques, estabelecimentos comerciais e de entretenimento e o que você puder acrescentar a mais.

 

Estes pacotes de informações diversas devem estar preparados para serem enviados por meios eletrônicos através de email ou impressos para serem enviados pelo correio, caso algum comprador o solicite. 

Mantenha um controle das informações enviadas, confirmando o seu recebimento através de email ou de telefonema. 

Essa comunicação não é somente para saber se eles receberam as informações postadas, mas para ver se ainda estão interessados e, se não, procure saber o motivo. 

Estes tipos de comentários vão ajudar a refinar sua estratégia de marketing para o seu imóvel.

4. Publicidade

Este é o momento de fazer as suas palavras venderem. Como você colocará anúncios em jornais, guias de bens imóveis ou on-line?

Como saber quais anúncios e que mídias estão gerando mais ligações telefônicas ou solicitando mais informações sobre o seu imóvel?

Ajuste os resultados e aproveite a experiência para fazer uma redação diferente.

O texto do anúncio possui um papel decisivo. É ele que permitirá ao futuro comprador elaborar uma primeira impressão sobre o imóvel. É ele também que instigará (ou não) a visita ao imóvel.

Você deverá incluir no anúncio as informações necessárias para levar a ligar somente os clientes compradores com real interesse em negociar o seu imóvel. Assim, haverá uma seleção natural dos chamadores, somente ligando os eventuais compradores qualificados e com real interesse em comprar o seu imóvel.  Caso contrário, você estará desperdiçando o seu valioso tempo.

5. Venda benefícios em vez de recursos

Faça  o leitor do anúncio imaginar-se usufruindo os benefícios que o imóvel a venda lhe proporcionará. . As palavras extras que você vai pagar para fazer isso valerão a pena e seu anúncio irá se destacar dos demais. 

Quando a argumentação de vendas é baseada apenas nas características, ela tem pouco poder de persuasão, uma vez que os clientes estão interessados em benefícios específicos e não nas suas características físicas. O cliente não compra o imóvel, mas o que ele fará para si e sua família.

Portanto, você deverá enfatizar as vantagens e benefícios que o pretenso comprador obterá com o investimento que pretende realizar. As palavras escritas nos anúncios deverão ser capazes de chamar a sua atenção e incentivá-lo a querer visitar o seu imóvel.

Assim, ao comprovar os benefícios e vantagens oferecidos, o cliente dará mais valor ao seu imóvel. Anúncios assim redigidos facilitarão os seus argumentos de venda, tornando-os mais eficazes e persuasivos na fase de apresentação e demonstração do imóvel, alem de outras ações que poderão ser desenvolvidas.

6. Fotos ou Imagens

O segredo das boas fotografias

Como você provavelmente sabe, a maioria dos potenciais compradores de imóveis utiliza a Internet para pré-selecionar os imóveis que desejam e assim agendar as visitas.

As fotografias de sua casa ou apartamento, postadas na web, se tornam, portanto, uma importante ferramenta de marketing.

Elas têm o poder de lhe trazer visitantes ou perder muito compradores em potencial.

Segundo estatísticas, cerca de 96% (noventa e seis por cento) das pessoas, que compraram um imóvel novo ou usado recentemente, utilizaram a Internet para procurar o imóvel de seus sonhos e eles avaliaram as fotografias como a ferramenta mais útil em suas buscas.

A compra de um imóvel começa pelos olhos e a sabedoria popular confirma esta verdade ao ensinar que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Belas imagens feitas de um apartamento ou casa motivam a ligação do cliente e a visita ao local.  Depois dessa etapa, o resto é negociação.

Tire muitas fotos, dentro e fora do imóvel, principalmente de utilidades ou alguns detalhes que o diferenciam dos demais e que possam agradar a maioria dos compradores. Escolha, com a ajuda de familiares e amigos, pelo menos 15 fotos que melhor representem o seu imóvel.

A qualidade das fotografias (iluminação, bom tamanho/dimensão, o melhor ângulo, etc.), bem como a impressão das sensações que os compradores estarão recebendo, a partir dessas imagens, vai determinar quantos visitantes irão tomar a etapa seguinte, ou seja, chegar à sua porta.

É por isso que as fotografias de seu imóvel devem ser feitas por um profissional imobiliário, devidamente treinado para esta finalidade e que deverá ser capaz de preparar o seu imóvel para causar as melhores primeiras impressões.

7. Onde anunciar o imóvel

A publicidade será uma grande despesa, se você for vender o seu imóvel sozinho, sem a intermediação de um corretor, então considere com cuidado onde você colocará os seus anúncios. 

A internet está se tornando uma parte importante do marketing imobiliário.  A maioria dos compradores usa esse veiculo para pesquisar imóveis a venda.

O problema é que o imóvel vendido pelos próprios proprietários normalmente é divulgado na internet nos classificados gratuitos e estes sites não recebem quase tanto tráfego.

A solução?  Não há uma receita pronta que garanta uma boa visibilidade para o seu imóvel. Fazer a publicidade para atrair muitos interessados em visitá-lo é uma das tarefas mais difíceis para quem está vendendo o seu imóvel sem a intermediação de um corretor.

Você pode também listar sua casa ou apartamento para venda em alguns sites da Internet mais baratos ou gratuitos. Basta digitar “à venda pelo proprietário” em motores de busca como o Google para encontrá-los.

Deverão ser explorados todos os meios da mídia eletrônica ou web, como as ferramentas de busca, sites de classificados de imóveis pagos e gratuitos, redes de relacionamentos na internet, blogs, Instagran, twuiter, Google imóveis, etc.

Anúncios online potencializam o uso da Internet na exposição e venda de imóveis residenciais.

Pesquisa recente  feita pelo Google Imóveis mostra que os vendedores e compradores de imóveis residenciais passam, em média, sete horas por dia na Internet, sendo que 86% destes disseram lembrar-se de anúncios de imóveis residenciais nos últimos 30 dias.

As ferramentas de Busca online foram os recursos utilizados por cerca de 96% dos compradores e vendedores de imóveis residenciais, durante o seu processo de pesquisa e decisão, estando a frente de jornais, sites de imobiliárias, escritórios de imobiliárias, recomendação de amigos e familiares, panfletos, sites especializados em imóveis e sites de construtoras e incorporadoras.

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