DICAS PARA ALUGAR SUA MORADIA COM EFICIÊNCIA

Alugar um imóvel onde você vai adorar viver

Como escolher e alugar um Imóvel para morar bem?

Mudar-se para um novo imóvel residencial é uma decisão importante que envolve muitos aspectos além do valor do aluguel. Confira quais são os principais pontos que você precisa colocar na balança no momento da escolha:

Condomínio fechado de casas ou apartamento: como escolher?

Vantagens do condomínio fechado de casas

Para garantir que você escolha o melhor local para morar bem, considere os seguintes pontos:

  • Privacidade

Uma das principais vantagens do condomínio fechado de casas é a privacidade. Enquanto os apartamentos ficam mais próximos uns aos outros, o condomínio residencial conta com o benefício de construções e terrenos mais amplos, garantindo maior distância entre você e o seu vizinho.

  • Comodidades e lazer

Os condomínios fechados são conhecidos pela sua ampla oferta de comodidades e opções de lazer, por isso também levam a fama de apresentarem preços elevados.

  • Segurança

Outra grande vantagem dos condomínios fechados é a segurança. Além de ter o controle sobre quem pode ou não ter acesso a sua casa, você ainda pode viver tranquilo sabendo que mora dentro de um espaço totalmente privado e bem protegido.

  • Imóveis mais amplos

Quando o assunto é tamanho, as casas levam vantagem sobre os apartamentos. Com mais espaço disponível, as construções podem ser maiores e a área externa livre também pode ser mais ampla.

Vantagens do apartamento em condomínios fechado

  • Localização

Os condomínios fechados de casas normalmente costumam ficar em regiões um pouco mais afastadas. Já os apartamentos podem ser encontrados em áreas mais próximas a pontos de interesse da cidade.

  • Segurança

Assim como nos condomínios de casas, a segurança é destaque nos apartamentos. Com portaria 24 horas, controle de acesso de veículos e pedestres, sistemas de segurança e monitoramento cada vez mais avançados, estes dois tipos de imóveis oferecem muito mais tranquilidade a você.

  • Plantas funcionais

Mesmo que menores, os apartamentos estão cada vez mais funcionais. As plantas são projetadas para proporcionar conforto, praticidade e comodidade aos moradores, por isso possuem cômodos cuidadosamente planejados.

Escolhendo o Bairro.

Reserve um minuto para pensar sobre sua vizinhança atual e, em seguida, comece uma lista de prós e contras .

Depois de determinar o que você gosta no local onde mora agora e listar o que não gosta , comece uma terceira lista. Este detalhará o que você deseja em um novo bairro. 

Em seguida, combine a primeira e a terceira listas (o que você gosta no seu bairro + o que você gostaria no seu novo bairro). 

O resultado é uma lista de prioridades; agora considere classificá-los. Mantendo a mente aberta, decida o que você pode ou não viver sem.

As listas de todos variam, mas leia abaixo as  principais considerações que você certamente desejará incluir:

Quão caminhável é?

Caminhar é uma grande decisão de estilo de vida. Mais de 40% dos locatários vivem em áreas urbanas, e os compradores de imóveis relatam que a capacidade de locomoção é um fator importante na decisão de onde morar.

Mas há mais a considerar na capacidade de caminhar do que se as necessidades estão ou não a uma curta distância. Para nomear alguns:

  • A que distância fica o transporte público?

Quando é algo que você fará regularmente, uma caminhada de três minutos até o ponto de ônibus é muito diferente de uma caminhada de 20 minutos.

  • A área é projetada para caminhadas?

 Existem calçadas e faixas de pedestres adequadas para pedestres, ou você caminhará até o supermercado por uma rua movimentada sem acostamento?

  • Quais são as opções alternativas de transporte? 

Os serviços de compartilhamento de viagens e as opções de carona estão disponíveis? Cidades grandes e pequenas estão cada vez mais permitindo serviços de micromobilidade . Como isso se parece nas áreas que você está considerando?

  • O que há na área circundante? 

Você está perto de mercearias e instalações médicas, ou de uma sala de bingo e um trecho de lanchonetes? 

Verifique a proximidade de escolas, creches, hospitais, farmácias e supermercados. – Explore a disponibilidade de áreas de lazer, parques e espaços verdes na região.

Existe algum espaço verde?

O que seu futuro bairro oferece em termos de natureza? Estudos indicam cada vez mais que a exposição à natureza e aos espaços verdes traz benefícios à saúde . 

Além disso, pesquisas recentes sugerem que a disponibilidade de espaços verdes acessíveis e utilizáveis ​​está “significativamente associada à satisfação do bairro”. 

Por outro lado, se você tem pet caninos ou planeja ter alguns, os parques próximos são indispensáveis.

Qual é a proximidade com amigos e familiares?

As conexões sociais podem nos ajudar a ir longe, e os locatários e compradores de imóveis precisam considerar a importância de estar perto da família e/ou amigos quando decidem onde morar.

Visite  seu bairro em potencial antes de se comprometer

Você encontrou um bairro de que gosta e leu os fóruns e grupos de mídia social para fazer perguntas sobre a comunidade ou o prédio. Você procurou o que é importante para você, seja o acesso às artes e à cultura ou a proximidade de bons restaurantes. 

Esse é um ótimo começo, mas a pesquisa on-line só revelará muito ao decidir onde morar. Mais detalhes sobre Bairros de Brasília, clique em Bairros.

De quanta metragem quadrada eu preciso?

Você pode pesquisar a  metragem quadrada dos quartos, salas cozinha e banheiros, além do número de quartos e banheiros?

Pergunte ao proprietário ou gerente da propriedade da imobiliária se você pode ver uma planta baixa com metragem quadrada por quarto e quiser avaliar o tamanho dos quartos. 

Se você estiver procurando por um edifício multifamiliar, pergunte ao gerente da propriedade se você pode ver várias configurações de quartos para encontrar aquela que melhor se adapta às suas necessidades. 

Animais de estimação são permitidos e quais são as políticas para animais de estimação?

Em mercados de aluguel apertados, não é incomum haver restrições para animais de estimação em apartamentos de aluguel em condomínios fechados.

Se você tem um animal de estimação , uma das principais perguntas a fazer ao alugar um apartamento é se o proprietário permite animais de estimação e, em caso afirmativo, eles têm alguma restrição de raça.

 

Importante!

Se optar por morar em apartamento em  condomínio fechado, verifique se existe elevador de serviço, além do elevador social.  A não existência de elevador de serviço pode causar atritos com algum morador que não aceita a presença de animais de estimação no elevador social.

Quais comodidades ou instalações compartilhadas estão incluídas?

Pense em quais comodidades não são negociáveis ​​para você em uma casa alugada e quais são boas de se ter. Os itens não negociáveis ​​geralmente incluem lavanderia no local, lava-louças e internet de alta velocidade. 

Amenidades agradáveis, como uma piscina ou espaço de armazenamento, podem estar relacionadas a um aluguel mais alto, então pense se você realmente as usará. Certifique-se de atender a qualquer necessidade de acessibilidade que possa ter, como rampas ou elevadores.

Quais são as opções de estacionamento?

O proprietário ou a administradora de imóveis pode oferecer uma opção de estacionamento pago (uma garagem ou uma vaga reservada). Isso também é algo que você deve levar em consideração em seu orçamento, porque as taxas de pagamento para estacionar podem ser significativas, especialmente em áreas urbanas. Se houver apenas estacionamento na rua disponível, verifique se você está confortável com a quantidade de tempo que pode levar para encontrar uma vaga em diferentes horários do dia. 

Que tipo de medidas de segurança existem?

Grandes complexos de apartamentos urbanos geralmente usam sistemas de portaria eletrônica para acesso ao prédio e aos elevadores.

Uma propriedade menor administrada pelo proprietário terá níveis variados de segurança – algumas podem ser descontraídas quanto a trancar as portas, enquanto outras podem ter sofisticados sistemas de fechaduras inteligentes. Considere a importância da segurança para sua tranquilidade. 

Quais são os seus itens essenciais em termos de luz, ruído ou vista?

Ao procurar um aluguel, pode ser fácil se apaixonar pelo espaço em si. Talvez tenha uma arquitetura charmosa, amplo espaço de armazenamento e acessórios atualizados. 

Mas perguntas importantes a serem feitas ao alugar um apartamento incluem se você ficará feliz com os aspectos de morar lá que são mais difíceis de mudar. 

É importante para você ter uma janela da cozinha com vista ao preparar o jantar ou uma cozinha padrão seria suficiente? Se a luz da manhã for uma necessidade, você deve garantir que sua unidade esteja situada de forma que você tenha janelas voltadas para o leste. 

Renda Própria

Certifique-se de que a soma dos custos da locação esteja atendida com a sua renda mensal disponível. Recomenda-se que o percentual gasto com o aluguel não seja superior a 30% do seu salário líquido, ou seja, pouco menos de um terço da sua renda mensal estará comprometida com a moradia.

Uma alternativa à regra dos 30% é a regra 50/30/20, que alguns consultores financeiros consideram um método mais preciso para determinar um orçamento de aluguel. Essa regra divide seu orçamento em necessidades, desejos e economias. Veja como é dividido:

  • 50% da receita líquida vai para necessidades como aluguel, seguro de automóveis e locatários, mantimentos, poupança para aposentadoria e pagamentos mínimos de dívidas.
  • 30% da receita líquida vai para desejos como roupas, comida para viagem e viagens.
  • 20% do lucro líquido vai para a poupança para incluir reservas de caixa, investimentos não previdenciários e pagamentos de dívidas adicionais.

Orçamento e Custo Total

Antes de se mudar para o seu novo imóvel, você deve economizar dinheiro suficiente para pagar os seguintes custos iniciais:

  • Depósito de segurança(caução), caso seja exigido;
  • Adiantamento do primeiro Aluguel;
  • Custos de mudança;
  • Mobiliário, se necessário.

Além do aluguel, considere os custos adicionais, como condomínio, IPTU, água, energia elétrica, gás e internet. Estime esses custos e verifique se eles se encaixam confortavelmente no seu orçamento mensal.

Quanto posso pagar?

Os serviços públicos precisam ser contabilizados em seu pagamento mensal, portanto, pergunte ao gerente da propriedade ou ao proprietário quanto custam os serviços públicos em média para o prédio em que você está interessado.

Lembre-se de levar em consideração quais serviços públicos o preço do aluguel inclui e quais você vai ter que pagar.

Não se esqueça de incluir itens de linha em seu orçamento, como taxas de estacionamento, armazenamento e depósitos para animais de estimação. 

Você também deve planejar pagar o seguro dos locatários, já que a maioria dos proprietários e administradores de propriedades exige isso.

Comprovação de Renda

Para mostrar comprovante de renda, você provavelmente precisará fornecer seus recibos de pagamento mais recentes. Você também pode usar uma Declaração de Rendimentos do  seu empregador .

Muitos proprietários ou empresas de administração de propriedades desejam garantir que você tenha uma renda mensal confiável e adequada para o pagamento do aluguel. Embora dependa do imóvel, muitas vezes há uma exigência de renda que o locatário precisa fazer de 2 a 3 vezes o valor do aluguel mensal.

Leia atentamente e entenda o Contrato de Locação

Como locatário, revisar seu contrato de aluguel é uma das etapas mais importantes para conseguir seu apartamento.

Embora o contrato possa conter uma linguagem complexa, ele descreverá os acordos mais importantes que você está fazendo ao assiná-lo. 

Aqui estão alguns itens que você deve considerar:

  • A duração da sua locação; 
  • A política de animais de estimação e quaisquer condições especiais (como taxas adicionais);
  • Requisitos de depósito e como seu depósito é devolvido;
  • regras de sublocação;
  • Responsabilidades de serviços públicos;
  • Procedimentos de manutenção;
  • Penhoras ou reivindicações de sua propriedade se você não pagar o aluguel;

Em caso de dúvida, ter seu contrato revisado por um advogado do proprietário-inquilino é uma ótima ideia.  O advogado será capaz de detectar quaisquer provisões ilegais, explicar como funcionam as provisões, apontar provisões desfavoráveis ​​e suas consequências e sugerir mudanças que lhe proporcionem um contrato de locação mais favorável.

Faça um seguro de locatário

Em muitos casos, o seguro de locatário pode ser exigido pelo proprietário. Mesmo que não seja, ainda é uma boa ideia tê-lo independentemente de você ser um inquilino de longa data ou um locatário de apartamento pela primeira vez. Uma apólice de seguro de locatários protege você de três maneiras significativas:

  • Proteção de propriedade pessoal: Se alguém roubar, danificar ou destruir seus pertences pessoais, você receberá um pagamento (menos a franquia). 
  • Responsabilidade pessoal: Se alguém se machucar em sua casa, o seguro do locatário pagará as contas médicas e salários perdidos, dependendo dos termos de sua apólice. Você também pode ser coberto se acabar em uma ação judicial. 
  • Perda de uso: Se o seu apartamento ficar inabitável, a cobertura de perda de uso paga suas despesas, até os limites da cobertura, enquanto você morar fora de casa. 

Sempre certifique-se de revisar sua política com cuidado. É uma boa ideia criar um inventário de seus pertences pessoais para que ambos tenham um registro do que possuem e garantam que seus limites de cobertura sejam altos o suficiente para protegê-lo em caso de perda total. Se você não tiver certeza sobre qualquer parte de sua apólice de seguro, fale com seu agente. 

Procurar e encontrar um imóvel perfeito para alugar requer alguma diligência, paciência e preparação.

Seguindo essas dicas, você pode evitar possíveis armadilhas e tornar seu processo de procura de seu imóvel o mais tranquilo possível.

Negocie seu aluguel

É certo que isso não funcionará em todos os lugares. Mas para quem está disposto a fazer um acordo, negociar o aluguel pode ser uma grande vitória. 

Não pressione apenas por uma redução, procure oportunidades de negociação. Por exemplo, realizar tarefas de manutenção pode ser uma vantagem pela qual seu proprietário está disposto a pagar. Seja criativo e procure um ganha-ganha.

Direitos básicos do Inquilino

Ao fazer sua mudança e fazer a transição para o aluguel, você precisará entender a relação proprietário-inquilino e, mais importante ainda, quais são os seus direitos e deveres como locatário.

Acesse o link abaixo e você terá uma visão geral dos direitos e deveres do inquilino:  -> Os Direitos e Deveres dos Inquilinos

Ficou alguma dúvida? Entre em contato

Você se surpreenderá com os nossos serviços. Envie uma mensagem relatando as suas dúvidas e de imediato entraremos em contato. Se preferir, ligue ou deixe uma mensagem no whatsapp 61 98223-8947. 


Para consultas entre em contato:

Zeth Bella

Gerente de Relações Públicas e Corretora

 

zeth@totals.com.br

Casa Brasília Imóveis Brasília – DF

Compare listings

Comparar

ÁREA RESTRITA DO LOCADOR

Autenticação

Entre com seus dados

ÁREA RESTRITA DO LOCATÁRIO

Autenticação

Entre com seus dados

ÁREA RESTRITA DO CORRETOR

Autenticação

Entre com seus dados