Como Decorar o Quarto para Dormir Melhor

Cuidar bem da energia de seu quarto

As pessoas em qualquer idade devem se sentir alegres, sadias, com disposição e bom humor. E tudo isso começa com uma boa noite de sono.

Afinal, nós passamos um terço da nossa vida dormindo, e portanto o quarto é o lugar onde ficamos mais tempo em casa.

Por isso é tão importante que o nosso quarto seja um cantinho de muita harmonia e aconchegante para a gente descansar, relaxar e renovar as energias.

Portanto, uma abordagem ao design de interiores, que abranja o estabelecimento de equilíbrio e paz em sua casa, é essencial para promover felicidade e saúde.

O design do quarto de dormir deve ser planejado visando o equilíbrio energético do ambiente, baseado na harmonização dos elementos do quarto.

Cama, móveis, elementos decorativos, cor das paredes, material das peças, tudo é envolvido para equilibrar o meio e propagar alegria e bem-estar.

E como o descanso é um requisito para o bem-estar, vamos mostrar como a aplicação de uma antiga prática metafísica chinesa em seu quarto pode proporcionar um sono mais profundo. Essa prática é conhecida como Feng Shiu.

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma antiga prática chinesa que visa harmonizar o ambiente com a energia vital ou “chi” para promover bem-estar, prosperidade e equilíbrio.

Literalmente, “Feng” significa “vento” e “Shui” significa “água”, elementos associados ao fluxo de energia.

A ideia é que a disposição correta de móveis, objetos e cores dentro de um espaço pode afetar a energia e o bem-estar das pessoas que vivem ali.

Como aplicar o Feng Shui no Quarto 

O objetivo abrangente do Feng Shui é encorajar a harmonia, a cura ou a prosperidade. Na filosofia do Feng Shui, muitos especialistas concordam que o quarto é um dos ambientes mais importantes, pois é onde se busca descanso e regeneração.

Aplicar Feng Shui no quarto envolve criar um ambiente que promova relaxamento, equilíbrio e fluxo harmonioso de energia.

O objetivo é tornar o ambiente equilibrado energeticamente. O rejuvenescimento está nos detalhes, como a disposição da cama, a escolha da cor, a iluminação e muito mais.

1. Tipo de Cama e o Layout do Quarto

  • A base da cama:

Deve ser forte e estável, proporcionando suporte físico e emocional, o que influencia diretamente no bem-estar de quem dorme ali.

Camas com gavetas ou armazenamento embaixo são desaconselhadas no Feng Shui, pois o armazenamento pode bloquear o fluxo de energia (ou “chi”) ao redor do corpo enquanto você dorme. A energia deve ser capaz de circular livremente ao redor da cama, especialmente embaixo.

  • Cabeceira sólida e alta:

Uma cabeceira firme e de material sólido simboliza estabilidade e apoio, tanto físico quanto emocional. Madeira ou estofamentos sólidos são recomendados.

  • Posição de comando:

A cama deve estar em uma posição onde se possa ver a porta, mas não diretamente alinhada com ela. Isso proporciona uma sensação de segurança e controle.

Evite posicionar a cama na frente da porta do quarto. Essa posição permite que o quarto, principalmente a cama, receba muita energia, o que não é favorável para seu sono;

  • Espaço livre sob a cama:

A energia deve circular por todo o quarto, e isso inclui o espaço abaixo da cama. Portanto, camas que permitam o fluxo de ar e energia embaixo são ideais.

A cama não deve acumular nada embaixo que não esteja em constante fluxo. Por exemplo, roupas de cama. Sapatos, que carregam energias que vem da rua não são indicados.

Aliás, os sapatos devem permanecer no hall de entrada da casa, ou irem direto para armários. Além da sujeira trazida da rua, os sapatos trazem muita energia que não combina com uma casa bem harmonizada.

  • Camas de tamanho apropriado:

A cama não deve ser pequena demais, pois isso pode simbolizar limitações na vida pessoal e nos relacionamentos.

  • Material natural:

Materiais naturais, como madeira, são recomendados no Feng Shui, pois possuem uma energia mais equilibrada e conectada à natureza.

  • Evite espelhos voltados para a cama:

Espelhos podem perturbar a energia, refletindo de volta a própria energia enquanto você dorme. Se possível, remova os espelhos ou cubra-os à noite.

  • Evite janelas atrás da cama:

Se não for possível, use cortinas pesadas para bloquear a energia instável que pode vir das janelas.

2. Dicas de Decoração no Feng Shui

  • Mantenha o ambiente limpo e organizado:

Bagunça bloqueia o fluxo de energia. Menos é mais no Feng Shui, então evite sobrecarregar o quarto com muitos objetos.

  • Objetos em pares:

Para criar harmonia no relacionamento, use itens em pares, como mesas de cabeceira, luminárias ou decorações de cama. Simbolizam equilíbrio entre parceiros.

  • Cortinas:

As janelas também são um elemento para estabelecer o yin, ou energia passiva e repousante, à noite. Cortinas blackout estimulam o sono mais profundo, enquanto puxá-las para trás pela manhã convida um fluxo de yang, ou a energia ativa da luz natural, para dentro de sua casa.

  • Tapetes:

São objetos decorativos, que trazem um pouco da sua personalidade ao ambiente, além de conforto e aconchego. É bom ter objetos macios no quarto, para dar estabilidade e equilibrar as emoções.

Adicionar um tapete macio debaixo da cama para pisar, pode promover relaxamento e criar sentimentos repousantes de conexão.

  • Plantas pequenas e suaves:

As plantas decoram, purificam o ar e geram vitalidade. Escolha plantas de folhas arredondadas, que suavizam a energia no quarto e ajudam na purificação do ar.

No entanto, observe as necessidades das plantas, verificando se precisam de luz, água e adubação. Isso porque se a planta não estiver bem dentro de casa, ela irá sugar energia vital.

  • Quadros:

Têm papel preponderante, energeticamente falando. Escolha quadros que motivem a harmonia e o sucesso. Se for algo que relata o passado, pode quebrar o fluxo próspero de um caminho a dois.

Por isso, os quadros devem trazer momentos felizes do casal e da história do casal. Momentos que evocam vitória e alegria, amor e coletividade. O sentido de família pode ser explorado como lembrete para ambos.

  • Algumas Fotos antigas não trazem boas energias

As fotos são bem-vindas para alegrar e revitalizar o ambiente e melhorar a auto-estima, desde que sejam imagens que levantem o astral e em momentos felizes.

  • Roupas de cama:

Escolha roupas de cama respiráveis ​​e macias em cores calmantes.

  • Iluminação: 

A iluminação deve lançar um brilho quente e amplo, minimizando quaisquer raios intensos ou sombras acentuadas.

  • Aromas Agradáveis:

O uso de aromas de alfazema e lavanda não só ajuda a criar um ambiente relaxante, mas também é conhecido por suas propriedades de purificação e calmante. Incensos, óleos essenciais ou velas podem ser usados para incorporar essas fragrâncias.

3. Cores ideais para Quarto no Feng Shui

As cores no Feng Shui são associadas aos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água, e podem influenciar a energia do ambiente. Muito cuidado na hora de escolher as cores para pintar as paredes. As mais recomendadas são:

  • Tons de pele:

Cores neutras como bege, marrom claro, creme e terracota promovem descanso e relaxamento, sendo ideais para o quarto.

  • Tons suaves de verde e azul:

São cores calmantes que estão ligadas à tranquilidade e à cura. Excelente para promover um sono reparador.

  • Rosa e vermelho suave:

Cores associadas ao elemento fogo, promovem romance e paixão, sendo usadas com moderação no quarto.

  • Evitar cores vibrantes e energéticas:

Evite colocar no quarto cores quentes na parede onde você terá contato visual direto. Cores vibrantes, como o vermelho tomate, o laranja forte ou o amarelo eletrizante podem atrapalhar o descanso.

Caso queira usar cores quentes no quarto, como o laranja, equilibre-o com cores frias, como azul e verde 

  • Evite paredes totalmente brancas:

O branco é uma cor muita fria e nos passa sensação de infinito quando usado em demasia.

No entanto, caso tenha um quarto todo branco,  você pode equilibrar o ambiente colocando outras cores mais quentes, na moldura de quadros, em fotografias, tapete, almofadas ou outros objetos de decoração.

4. Erros de Feng Shui a serem evitados 

  • Cama diretamente alinhada com a porta:

Isso é conhecido como “posição do caixão” no Feng Shui, pois simboliza energia negativa. Evite ter a cama alinhada diretamente com a porta do quarto.

  • Espelhos em excesso ou mal posicionados:

Evite espelhos grandes que reflitam a cama em qualquer posição. O espelho duplica o ambiente e deixa a energia mais yang, ou seja, agitada. Por consequência, as pessoas irão ter uma noite de sono abalada;

  • Armazenamento embaixo da cama:

Evite guardar itens sob a cama, pois isso pode bloquear o fluxo de energia. O ideal é manter esse espaço livre.

  • Elementos de água no quarto:

Evite fontes, aquários ou imagens de água no quarto, pois isso pode criar desequilíbrio emocional.

5. Evitar  Eletrônicos no Quarto

Os dispositivos eletrônicos, como TVs, computadores e smartphones, muitas vezes não são recomendados nos quartos por vários motivos, com base em pesquisas científicas.

  • Interferência na produção de melatonina:

Esses dispositivos emitem luz azul, que atrapalha a produção de melatonina, um hormônio essencial para regular o ciclo do sono.

A exposição à luz azul antes de dormir pode atrasar o início do sono e reduzir sua qualidade geral, perturbando o ritmo circadiano​

  • Radiação Eletromagnética:

Aparelhos eletrônicos geram campos eletromagnéticos (CEM), que podem impactar os padrões de sono e a saúde a longo prazo.

Embora os CEM de dispositivos domésticos sejam geralmente baixos, a exposição constante, especialmente quando os aparelhos estão próximos da cabeça (como dormir ao lado de um celular), levanta preocupações sobre possíveis efeitos negativos à saúde, incluindo distúrbios do sono

  • Estimulação Mental:

O uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir, seja navegando nas redes sociais, assistindo a programas ou realizando tarefas de trabalho, mantém o cérebro ativo, tornando mais difícil relaxar e adormecer.

Esse engajamento mental elevado pode levar à insônia ou à redução da duração do sono, já que o cérebro passa a associar o quarto à atividade, e não ao descanso​.

  • Ambiente de Sono:

A presença de eletrônicos pode criar um ambiente mais estimulante, diminuindo a associação psicológica entre o quarto e o sono.

Para uma boa “higiene do sono”, é recomendável reservar o quarto apenas para atividades relacionadas ao descanso.

6. Como Identificar Energias Negativas nos Ambientes

O pêndulo, uma ferramenta tradicional de madeira ou metal, é frequentemente utilizado para identificar energias negativas em um ambiente, baseado em sua sensibilidade às vibrações energéticas.

Essa prática, conhecida como radiestesia, era amplamente usada no passado para encontrar água e minérios, e agora é aplicada para detectar campos de energia em pessoas e locais.

Aqui está um guia sobre como utilizar o pêndulo para identificar energias negativas em um ambiente:

Preparação do Pêndulo:

Escolha um pêndulo de metal, madeira, cristal ou outro material condutor de energia. Antes de iniciar, segure o pêndulo para “programá-lo” mentalmente.

Você deve estabelecer que certos movimentos indicam energias positivas, e outros, energias negativas. Por exemplo:

  • Movimento circular horário: energia positiva.
  • Movimento circular anti-horário: energia negativa.
  • Movimento em linha reta (para frente e para trás): energia neutra.
Ajuste da Energia Pessoal:

Certifique-se de estar emocionalmente e mentalmente equilibrado antes de começar, já que o pêndulo pode captar suas próprias energias. Respire profundamente e mantenha uma atitude calma e receptiva, evitando influências externas.

Exploração do Ambiente:

Comece em uma área neutra, onde você acredita não haver energias perturbadoras. Segure o pêndulo firmemente pela ponta da corrente, deixando-o balançar livremente.

Caminhe pelo espaço devagar, concentrando-se nas áreas onde você deseja verificar a energia. Observe o movimento do pêndulo.

Caso ele gire ou oscile de uma maneira que você definiu como indicativa de energia negativa, é sinal de que há uma concentração de energia desequilibrada.

Interpretação dos Movimentos:
  • Giros rápidos ou oscilações amplas podem indicar um alto nível de energia negativa.
  • Movimento hesitante pode indicar áreas de desequilíbrio ou bloqueios energéticos.
  • Nenhum movimento ou movimento muito sutil sugere uma energia neutra ou equilibrada.
Verificação de Áreas Críticas:

Concentre-se em locais onde as pessoas passam mais tempo, como quartos, escritórios ou áreas de convivência.

O pêndulo pode ajudar a detectar áreas específicas do ambiente onde a energia negativa é mais forte, como cantos ou áreas sombreadas.

Limpeza Energética:

Após identificar a energia negativa, você pode realizar práticas de limpeza energética, como acender incenso, utilizar cristais ou reorganizar o ambiente para melhorar o fluxo de energia.

Histórico e Tradição:

No passado, o pêndulo também era usado em práticas agrícolas para encontrar fontes de água (radiestesia aquática), além de sua aplicação em mineração e espiritualidade. A prática moderna expandiu seu uso para questões energéticas pessoais e espaciais.

O uso do pêndulo para identificar energias negativas é uma prática intuitiva que depende de sua conexão com o ambiente e de sua própria interpretação das respostas energéticas.

7. Como Cuidar bem da energia de seu quarto

O que fazer para ter um quarto com ótimas energias:

  • Evite que pessoas que não são moradores de sua casa fiquem circulando pelo quarto. Restrinja as visitas. Mantenha a porta do quarta fechada;
  • Uma boa ventilação, iluminação adequada são fundamentais para ter boas energias. Traga a energia solar para dentro do quarto em horários adequados.
  • Ter o quarto iluminado pelo sol é importante para o Feng Shui. Por isso, repare a hora que o seu quarto recebe sol, porque muitas vezes você não dorme bem ou demore para dormir é porque seu quarto recebe o sol da tarde.
  • Nada de entulhos e objetos desorganizados. Isto é sinal de ambiente com energia parada e irá atrapalhar o sono, concentração e estudo;
  • Evite excesso de livros ou materiais de trabalho. Livro de cabeceira pode. Mesa de trabalho não é recomendável. Escolha qualquer outro cômodo para trabalhar, menos o seu quarto de dormir.
  • Se o quarto for uma suíte, mantenha a porta do banheiro sempre fechada. Para quem não sabe, o banheiro rouba energia do quarto ao lado, se sua porta ficar aberta também afetará a energias das pessoas;
  • Não coloque a cama encostada na parede onde está o banheiro, principalmente se nesta parede passar canos de água e esgoto.
  • Além do possível problema com a umidade, estes canos podem roubar a energia dos moradores. Caso isto ocorra e não possa ser alterado, afaste o máximo a cama da parede;
  • Evite posicionar a cama na frente da porta do quarto. Essa posição permite que o quarto, principalmente a cama, receba muita energia, o que não é favorável para seu sono;
  • Não coloque prateleiras e armários sobre a cama. Esta situação provoca muita pressão energética, causando dores e sono conturbado;
  • Muita atenção à posição do quarto na planta da casa. Se esse cômodo ficar no final de um corredor muito comprido, o quarto estará recebendo uma energia chi muito acelerada, nociva às pessoas;
  • Não aceite ou durma em um colchão usado por outros casais e pessoas. Um colchão usado carrega energias dos antigos donos. Não fará bem para seu sono;

Considerações Finais

Embora o Feng Shui possa parecer sofisticado, seu foco é a simplicidade. É possível conseguir isso reorganizando o ambiente. Seguir os princípios do Feng Shui no quarto pode transformar o espaço em um santuário de descanso e rejuvenescimento.

Ao harmonizar o fluxo de energia através da posição adequada da cama, escolha de cores, e atenção à decoração, é possível criar um ambiente propício ao relaxamento e bem-estar.

Quer Receber Nossos Boletins Informativos?

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. 

Ao enviar seu e-mail você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade da Casa Brasília Imóveis.

Quer Fazer algum comentário?

Aceitamos, de bom grado, sugestões, críticas ou mesmo elogios. 

Picture of Zeth Bella

Zeth Bella

CRECI-DF 14.230

Especialidades:  Suporte à compra,  venda e locação de imóveis; Marketing digital para divulgação de imóveis; Técnicas de negociação imobiliária Avaliação de imóveis através da Análise Comparativa de Mercado; Financiamento imobiliário; Análise e elaboração de Contratos de Compra e Venda; Inspeção Técnica em imóveis usados.

Compare listings

Comparar

ÁREA RESTRITA DO LOCADOR

Autenticação

Entre com seus dados

ÁREA RESTRITA DO LOCATÁRIO

Autenticação

Entre com seus dados

ÁREA RESTRITA DO CORRETOR

Autenticação

Entre com seus dados