- 8 MIN DE LEITURA.
As Melhores Cores para Cada Cômodo da sua Casa ou Apartamento.
A psicologia das cores é o estudo de como as cores influenciam as percepções humanas, emoções e comportamentos. As cores falam muito sobre nós e exercem um poder extraordinário sobre a mente.
Os especialistas chamam essa influência de psicologia das cores. Cada uma delas possui um significado e, consequentemente, causam diferentes emoções entre as pessoas.
A Psicologia das Cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos: a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a aceitação e a alegria. Cada uma delas representada por uma cor que desempenha um papel influenciador no comportamento das pessoas, por serem muito mais que um fenômeno óptico.
Assim, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia e entusiasmo, enquanto as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a calmaria e o profissionalismo.
Ou seja, quer mais equilíbrio, aposte na cor verde. Quer vibrar na criatividade, use amarelo suave e laranja. Quer se conectar com sua espiritualidade, vá de lilás ou roxo. Quer serenidade, utilize o azul. Precisa de energia ou está triste, escolha o branco e evite o preto.
As cores podem afetar de maneira significativa o estado de espírito e podem ser utilizadas estrategicamente em ambientes residenciais ou de trabalho para criar sensações específicas, melhorar o humor e até ajudar a superar a depressão sazonal.
Como as Cores afetam Emoções e Comportamentos
1. Vermelho:
É uma cor energizante e estimulante que pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial. É frequentemente associada a paixão, energia e excitação, mas também pode evocar sentimentos de agressão e ansiedade quando usada em excesso.
O vermelho representa amor e raiva, eleva a excitação e também a fome, gerando sensações de paixão, emoção, exigência, perigo, desafio e urgência.
2. Azul:
O azul revela leveza, tranquilidade, segurança, confiança e poder. Conhecida por suas propriedades calmantes, o azul pode reduzir a pressão arterial e a frequência cardíaca, sendo uma excelente escolha para quartos e banheiros.
3. Amarelo:
Esta cor é geralmente associada à felicidade, otimismo e energia. No entanto, em tons muito brilhantes, pode ser estimulante demais e causar agitação. O amarelo remete à luz e ao calor. Pode estimular a fome e provocar sensações de abundância, otimismo, alegria, amizade e cautela.
4. Verde:
O verde é uma cor conectada à natureza. É uma cor relaxante e equilibradora e, por isso, traz leveza, tranquilidade e harmonia. Remete a saúde e esperança, trazendo sentimentos de calma, saúde, vida, cura, dinheiro e crescimento. É uma boa escolha para quase qualquer cômodo, pois promove uma sensação de bem-estar.
5. Roxo:
O roxo significa sabedoria e respeito, além de transmitir uma ideia de criatividade, cura, proteção, inteligência, dignidade e luxo. Ligado também à espiritualidade, o roxo pode ser estimulante em tons mais escuros e, calmante em tons mais claros, como lavanda.
6. Laranja:
Por ser uma cor alegre, emana energia e estimula a criatividade. É uma cor quente e convidativa que pode estimular além da criatividade, a conversa, tornando-se uma ótima opção para áreas de convivência e cozinhas.
7. Branco:
O branco é considerado a cor mais pura. Ela remete à claridade, pureza, paz e também à elegância, leveza, esperança, bondade, luz e simplicidade. Usado extensivamente em interiores, o branco pode fazer espaços parecerem maiores e mais luminosos, mas em excesso pode parecer estéril e frio.
8. Cinza:
É uma cor neutra que pode evocar sentimentos de equilíbrio e sofisticação. Contudo, se não bem equilibrada, pode parecer monótona e desmotivadora.
9. Rosa:
O rosa transmite tranquilidade, inocência, paixão e sedução. Além de sensações, como: romance, fé, beleza, amor, sensibilidade.
10. Preto:
O preto é a mais elegante das cores, remete à sofisticação, modernidade e luxo, provocando sensações de sofisticação, poder, formalidade e mistério.
Usando Cores para Superar a Depressão Sazonal
A depressão sazonal, também conhecida como Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), é uma forma de depressão que ocorre em determinadas épocas do ano, geralmente no inverno, quando há menos luz natural. Cores específicas podem ser usadas para combater os sintomas do TAS:
1. Amarelo: Para promover felicidade e energia.
2. Laranja: Para estimular a sensação de calor e conforto.
3. Verde: Para uma sensação de equilíbrio, relaxamento e revitalização.
4. Azul Claro: Para promover calma e serenidade sem ser muito frio.
Melhores Cores para Cada Ambiente da Casa
3. Quarto:
O quarto deve ser um espaço calmo e tranquilo que promova o sono e o relaxamento. Neste cômodo, é importante focar em cores de baixa intensidade, tons que são menos saturados e, portanto, tendem a ser menos estimulantes. Azul, verde e lavanda são ideais para promover relaxamento e uma boa noite de sono. Tons neutros também funcionam bem para um ambiente tranquilo.
4. Cozinha:
A atividade cozinhar é muito emotiva e requer muita atenção. Por isso, cores vibrantes como amarelo e laranja podem manter a atenção, além de estimular o apetite e a conversação. Branco pode ser utilizado para um visual limpo e fresco. Quer levar seu jogo de culinária a um nível superior? Considere combinar vermelho com amarelo, uma cor associada a se sentir feliz e energético. Recomendo evitar a cor azul na decoração da cozinha. A cor azul pode diminuir ou tirar o apetite.
5. Banheiro:
Se você está procurando criar um ambiente de spa que o ajude a relaxar, recomendo incorporar cores azul-escuro ou roxo. As cores em tom branco e neutro são uma escolha segura. Elas dão ao banheiro, um espaço que tende a ser um dos menores cômodos da sua casa e repleto de produtos, uma aparência limpa e simplificada. O azul claro e o verde são perfeitos para criar uma sensação de calma e limpeza.
6. Escritório em Casa:
Se você deseja usar o espaço de trabalho em casa como um lugar para concentrar-se e focar, escolha a cor azul. Há uma máxima que diz :“O azul é a cor do intelecto”. No entanto, evite tons de azul extremamente escuros, como marinho, porque eles podem fazer seu espaço parecer muito fechado. Tons de azul e verde podem ajudar na concentração e produtividade. Amarelo suave, laranja e rosa podem estimular a criatividade.
Implementação Prática
A função e a finalidade de cada ambiente são importantes quando se considera as cores. Verifique como você deseja se sentir em determinados espaços de sua casa e a que horas do dia usa esse cômodo específico. A partir daí, crie uma paleta de cores personalizada com o objetivo de deixar você se sentindo bem. Siga os passos:
1. Escolha de Paleta de Cores:
Selecione uma paleta de cores que complementa o seu gosto pessoal e as funções de cada cômodo.
2. Teste de Amostras:
Teste amostras de tinta em pequenas áreas das paredes para ver como elas ficam em diferentes momentos do dia com luz natural e artificial.
A tecnologia pode ajudar você com isso. Você não precisa de nada além de um celular Android para fazer todas as simulações que desejar. Listamos alguns aplicativos que você pode utilizar para simular a pintura das paredes da sua casa ou escritório: App Suvinil, Paint Tester, Detector de Cor e Paint My Room.
3. Acessórios e Decoração:
Utilize acessórios coloridos como almofadas, tapetes, e arte para adicionar cores sem comprometer todo o espaço.
Conclusão:
Esteja atento ao aspecto psicológico provocado pelas cores e veja, não só pelo aspecto de preferências ou tendências, mas observe também como uma ou outra cor mexe com seu humor e o emocional.
É importante identificar que elas podem alterar o emocional, afetando a percepção do ambiente, a motivação e até as relações pessoais.
É fundamental ter em mente que, precisamos evitar e aprender a lidar com sentimentos inadequados que possam baixar nossa energia e contribuir negativamente para o nosso bem estar físico e mental.
Implementar a psicologia das cores no seu lar ou ambiente de trabalho pode não só melhorar a estética dos ambientes, mas também promover bem-estar emocional e ajudar a lidar com condições como a depressão sazonal.
O objetivo primordial é adicionar cor à sua casa ou apartamento, elevando o design interior do seu espaço, para melhorar sua saúde, felicidade e relacionamento.
As cores têm um impacto psicológico sobre nós. Não se trata apenas de decoração e embelezamento.
Se tiver mais dúvidas, procure um design de interiores, especializado em cores e que conheça a psicologia das cores.