Você sabe o que é Home Staging?

Saiba como preparar seu imóvel para vender ou alugar

Você sabe o que Home Staging?

Home Staging é uma ferramenta de marketing que tem como objetivo principal agilizar e valorizar à venda de imóveis usados, podendo estes estarem ocupados ou vazios.

É uma técnica, internacionalmente reconhecida, muito utilizada pelo mercado imobiliário para preparar imóveis residenciais para venda ou locação.

Home staging é considerada uma arte ilusória que vai além de decorar. Cria uma atmosfera perfeita através da despersonalização e neutralização.

Faz com que um imóvel se destaque em relação a outros, tornando-o, funcional, espaçoso, iluminado, aconchegante e agradável, maximizando os pontos fortes e minimizando os fracos.

Provoca nos compradores uma sensação agradável logo na primeira visita, criando então um forte vínculo, fundamental para o processo decisivo da compra.

A técnica home staging vai além de preparar um imóvel residencial para venda. Staging é limpar, pintar, fazer pequenos reparos e organizar, “vestí-lo”, enfim, para a venda, (como as noivas se vestem e se embelezam para o casamento), adicionando pequenos detalhes, que custam pouco, mas fazem muita diferença aos olhos dos compradores.

Estes pequenos detalhes proporcionarão uma maior rapidez na venda ou locação do seu imóvel residencial e preços acima do previsto.

A quem se destina o Home Staging?

O Home Staging destina-se a qualquer pessoa ou instituição que pretenda valorizar o seu imóvel.

  • Desde particulares que procuram uma forma de vender mais rápido e por melhor preço o seu imóvel residencial;
  • Agentes imobiliários que pretendam acelerar o processo de venda de um imóvel,
  • Locadores que desejem subir a mensalidade ou tirar maior proveito da sua propriedade;
  • Promotores imobiliários que visem valorizar os seus negócios;
  • Ou mesmo investidores imobiliários.

Se você está com pressa para vender ou alugar,  se já desocupou ou não o imóvel, que tipo de encenação você precisa para atrair clientes? E quem paga o home staging? 

O custo compensa?

A comparação de preços, que geralmente é feita decorrente da situação do mercado imobiliário na sua área, não é o único fator que influenciará o seu objetivo de alcançar a venda ou locação eficiente de seu imóvel residencial.

A sua aparência e o seu estado geral de conservação é que irá gerar uma reação emocional no comprador e o desejo de fechar o negocio e isto pode ser feito gastando-se menos do que você imagina. Mas, como fazê-lo?

A magia está nos detalhes

Quando se visita um desses “apartamentos decorados”, feitos pelas construtoras quando lançam novos edifícios, o que mais chama a atenção dos visitantes, e isso fica gravado em suas memórias, é que tudo se encaixa e combina dentro do apartamento modelo. Não é por acaso.

As construtoras sabem o que a maioria dos compradores procura num lar e colocam cada um desses detalhes em todos os modelos que constroem.

Os ambientes são apresentados de forma agradável e acessível, bem como a disposição dos móveis, configurando um showroom que atrai a grande maioria de público.

É o marketing emocional, ferramenta cada vez mais utilizada pelas incorporadoras e construtoras.

Normalmente os ambientes são claros e pintados com cores neutras. A decoração é simples, porém de muito bom gosto e despersonalizada.

Os ambientes estão sempre impecavelmente limpos e com um cheiro agradável no ar. Tudo é cuidadosamente planejado para preparar os imóveis e assim encantar a maioria dos visitantes.

Um comprador certamente ficará impressionado ao ver uma cozinha com armários modulados novos, no entanto ele não vai querer pagar um valor extra por isto.

O segredo está, portanto, nos detalhes. Existe uma diferença muito grande entre trocar puxadores do armário, uma torneira, uma luminária antiga, espelhos de tomadas e interruptores, dar uma mão de tinta e instalar uma cozinha planejada nova, que certamente não se recomenda.

Para aumentar o potencial de atratividade de um imóvel, bastam mudanças relativamente simples, começando pela pintura, que é um elemento primordial, muitas vezes sendo suficiente uma demão, que dará um aspecto renovado. Aliada à utilização de tons claros, que ampliam os ambientes, dará um ar de limpeza ao imóvel.

Remover papel de parede, a desordem, comprar acessórios atualizados, retocar revestimentos de parede com trincas ou rachaduras, alterar o piso, a pavimentação, etc.

No caso de imóveis que não se situam em condomínios, a preocupação com a fachada é fundamental, cujo descaso dá a impressão de decadência, além do jardim, gradil, etc., cuidados que se refletirão positivamente no valor do imóvel.

E por onde começar?

Como já mencionamos anteriormente, muitas vezes é nos pequenos detalhes que você vai obter o melhor retorno sobre o investimento ao preparar o seu imóvel para venda ou locação.

Uma nova caixa de correio, flores na varanda, um quintal limpo, sem desordem e grama e árvores aparadas podem fazer uma grande diferença na primeira impressão que os potenciais compradores terão.

Pequenos investimentos que garantem bom retorno sobre o valor final do imóvel incluem, dentre outros, maçanetas, novos puxadores de armários e guarda-roupas,  luminárias, novos espelhos de tomadas e interruptores, cortinas,  torneiras, etc., e limpeza geral.

E que melhorias realizar?

Além da limpeza e reparação de seu imóvel,  você pode agradar ainda mais os promitentes compradores ou locadores.

O próximo passo é adicionar valor através de melhorias de diversas maneiras. Que melhorias devem ser feitas para agregar valor ao seu imóvel?

Comece com uma simples regra com a qual poderá analisar possíveis melhorias, que mostraremos a seguir.

Retorno do Investimento

Para obter não apenas um preço maior, mas um lucro líquido maior quando vender o seu imóvel, você terá que focar os detalhes ou pequenas melhorias que, no conjunto, farão grande diferença.

A regra é executar as melhorias ou pequenas reformas que apontem para um retorno de três por um sobre as mesmas.

Em outras palavras, deverá ser escolhida uma determinada melhoria ou pequena reforma, que custe, por exemplo, R$ 1.000,00, e agregue pelo menos três vezes essa quantia ou R$ 3.000,00 a mais no valor de mercado do seu imóvel.

E isso é possível? Sim, há investimentos em melhorias com custo-benefício até maior, porém tenha sempre em mente que muitos não agregarão valor positivo ao seu imóvel.

Temos conhecimento de investimento feito para reformar uma cozinha, por exemplo, que incorporou somente cerca de 25%, ou seja, um quarto do valor da reforma ao preço total do imóvel. Este é o exemplo de uma melhoria que não vale a pena fazê-la.

O que se faz é executar todas as pequenas melhorias e imaginar o impacto que as mesmas, em conjunto, causarão, quando concluídas, no valor final do seu imóvel. Então, você poderá avaliar se o valor aplicado justifica ou não o investimento feito.

Pontos focais

Banheiros e cozinhas são espaços importantes, locais que mais chamam a atenção dos compradores ou locadores de imóveis residenciais.

Pequenas reformas para atualização de um banheiro pode adicionar de três a quatro vezes o custo dessa reforma no valor total do seu imóvel.

Ao investir sabiamente na cozinha (trocar torneiras, pia nova com bancada de granito ou mármore, puxadores de armários modernos, adicionar um triturador de lixo, etc.), você pode adicionar três vezes mais do valor dessa reforma ao preço de venda do seu imóvel.

Olhe para as mudanças que são mais valorizadas pela maioria das pessoas.  Em outras palavras, nunca faça as reformas pensando nos seus gostos pessoais. Você deverá determinar o que a maioria dos compradores ou locadores querem.

NOTA

O conteúdo deste site não se destina a fornecer aconselhamento jurídico, financeiro ou imobiliário. É apenas para fins informativos e todos os links fornecidos são para conveniência do usuário. Procure os serviços de um profissional jurídico, contábil ou imobiliário antes de qualquer transação imobiliária. Não é intenção da Casa Brasília Imóveis solicitar ou interferir em qualquer relacionamento de agência estabelecido que você possa ter com um profissional imobiliário.

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